ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Resumo do serviço: O município possui 5 (cinco) Unidades Básicas de Saúde composta com 07(sete) equipes de saúde, que ofertam atendimentos de segundas às sextas-feiras das 07h às 16h.
Público Alvo: Toda população
Quem pode solicitar: qualquer pessoa com necessidade de atendimento à saúde.
Quando solicitar: sempre que necessitar de atendimento para realização de exames, acompanhamentos no estado geral de saúde, pré-natal, puericultura etc.
Requisitos, documentos e informações para acessar o serviço: apresentar o cartão do SUS, CPF ou outro documento de identificação.
Principais etapas do serviço (passo a passo):
Os principais serviços oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde são: acolhimento; Aferição de Pressão Arterial; Glicemia capilar; Agendamento; solicitação de exame de sangue, fezes e urina; Aplicação de medicamentos injetáveis com prescrição médica; Nebulização; Teste de gravidez; Testes rápidos (HIV, VDRL, HEPATITE B E C); Teste do pezinho; Vacinação para todas as idades; Curativo; Retirada de pontos; Exame cito patológico (preventivo); Pesagem do programa Bolsa Família; Educação Sexual e reprodutiva; Planejamento Familiar; Pré-Natal; Saúde na escola (PSE); Confecção do cartão do SUS, Dispensação de lubrificantes, Preservativo masculino e feminino; Encaminhamento para especialistas e exames de imagem, pelo Sistema MV; Distribuição de Anticoncepcionais orais e injetáveis; Palestras; Atendimento a criança (puericultura); Atendimento com clinico geral; Atendimento de enfermagem, Atendimento odontológico; retirada de insumos (Plano de cuidados); fisioterapia; entre outros serviços.
Nas Unidades Básicas de Saúde são realizados atendimentos por demanda espontânea ou agendados, bem como ações de promoção em saúde.
Os principais serviços oferecidos externamente são: Visitas domiciliares (realizada pelo ACS, compartilhada ou não com outro profissional da equipe); Aferição de Pressão Arterial; Glicemia capilar; Aplicação de medicamentos injetáveis com prescrição médica em caso de pacientes acamados ou domiciliados; Testes rápidos (HIV, VDRL, HEPATITE B E C) quando necessário; Teste do pezinho; Vacinação para todas as idades; Busca ativa de vacinação; Curativo; Retirada de pontos; Pesagem do programa Bolsa Família; Educação Sexual e reprodutiva; Busca ativa de Pré-Natal; Saúde na escola (PSE); Palestras; Busca ativa a criança (puericultura), assim como atividades coletivas em determinados pontos de atendimentos, com pesagem das crianças e adolescentes em idade escolar, que são realizadas nas escolas; Atendimento domiciliar com clinico geral sempre que necessário; Atendimento domiciliar de enfermagem fisioterapia; entre outros serviços.
Canais de Atendimento (presencial e telefone):
UBS SANTO ANTONIO
|
98176-8288
|
|
UBS SÃO SEBASTIÃO
|
98176-8157
|
|
UBS SANTA RITA
|
98176-8211
|
|
UBS SÃO FRANCISCO
|
99699-4012
|
|
UBS SÃO JORGE TIRADENTES
|
98176-8859
|
|
Principais Etapas do Serviço: Recomenda-se apresentar documento de identificação. O cadastro do paciente no município é realizado por rotina por um Agente Comunitário de Saúde, mas havendo necessidade de atendimento esse usuário será cadastrado diretamente pela recepção das unidades.
Formas de Solicitação do Serviço: Agendamento conforme cronograma. Todo paciente de demanda espontânea é avaliado na chegada para identificação das necessidades e direcionado para atendimento no dia ou agendamento, através da classificação de risco.
Previsão de Prazo para Realização do Serviço: Os agendamentos são realizados conforme disponibilidade de vagas e são realizados atendimentos imediatos nos casos de demanda espontânea conforme triagem e avaliação realizada por profissional capacitado, caso a demanda não seja urgente, poderá ser agendada caso haja superlotação.
Formas de Prestação de Serviço: Nas unidades de saúde as equipes são devidamente capacitadas para atender às demandas da população, desenvolvendo programas, consultas de rotina, inserindo dados de pacientes que necessitam de atendimento da atenção secundária e terciária (através do sistema MV) e urgências entre outros. Fornecimento de exames, palestras educativas para população, controle de endemias, vacinação; resumindo, a Atenção Primária a Saúde (APS) é chamada “a porta de entrada do paciente SUS”, ou a ponta, onde tudo começa. Através das UBSs, acontecem atendimentos que ajudam a desafogar o serviço de Pronto Atendimento, que é destinado aos casos de urgência e Emergência.