Seminário Orionita

Por volta de 1948/49, algumas famílias residentes na localidade de Rio Bananal, iniciaram um projeto de construir uma Capela em homenagem a São Sebastião.

Em 19/02/1950, foi criado a Distrito de Rio Bananal e o Pe. Aníbal celebra a primeira missa na capela; em 15/08/1951 é realizada a inauguração da Igreja de São Sebastião e a Missa inaugural foi celebrada por Pe. Virginio (Pavoniano).

Em 20/01/1953 Pe. Mateus veio visitar Rio Bananal, se encanta com o povo e com o lugar, escreve para o Superior Geral, na Itália e se encontra com o Bispo de Vitória para a criação de uma paróquia na região.

Os padres que chegaram inicialmente para residir em Rio Bananal foram Luiz Paoli e Mateus Panizza, que residiram temporariamente na Casa Canônica de São Sebastião até o final das obras do Seminário.

Em 10/03/1053 chegou a Rio Bananal o Pe. Rino Laghi, imigrado com toda a sua família, onde passou alguns dias, preparando a planta da casa, a “Escola Apostólica”.

Chama atenção um fato que até o momento não se encontrou explicação convincente: a planta original da obra, hoje chamada de Seminário, não era propriamente para ter esta finalidade. Existe, hoje, no Seminário a planta original da obra, porém para ser o “Hospital São Judas Tadeu”.

A Paróquia foi criada por um Decreto Episcopal em 13/06/1953, dia de Santo Antônio, sendo denominada “Paróquia N. S. do Rosário de Fátima”.

Ainda em 1953, em 15 de agosto, toma posse oficial o primeiro Pároco da nova Paróquia, o Pe. Luiz Paoli, recém chegado.

Em 20 de janeiro de 1954, inicia-se a construção da “Escola Apostólica de Rio Bananal”, em terreno doado pela família do Sr. João Cipriano, posteriormente chamada apenas de Seminário de Rio Bananal.

Em 19 de maio de 1955, é inaugurada a Escola Apostólica N. S. de Rosário de Fátima.

A construção foi fruto de um trabalho de todas as comunidades do município. Cada um ajudava com o que podiam, uns com mão-de-obra, outros com uma saca de café, feijão ou milho, outros doando cabeça de gado para os leilões que reuniam os pecuaristas de toda a região.

Em 1980 a seminário ficou sob os cuidados dos padres diocesanos e em 1984, a Congregação Orionita assumiu a paróquia de Rio Bananal que é denominada Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O prédio do seminário abriga os “seminaristas” e os padres que dão assistência religiosa ao município que possui 64 comunidades religiosas.

O prédio também abrigava as freiras do "Imaculado Coração de Maria". Atualmente, a casa das freiras fica ao lado do seminário, onde as mesmas desenvolvem um projeto voluntário para crianças carentes denominado "Raio de Sol".     

Endereço: Avenida 14 de Setembro, Centro - Rio Bananal - ES, 29920-000

Funcionamento: Segundas as Sextas-feiras das 08h00min as 11h:30min e 13h:30min as 17h00min

Contato: (27) 3265-1275