Manifestações Culturais

TEATRO AO AR LIVRE

Nascimento, Vida Pública, Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Acontece todos os anos na Sexta-Feira Santa.

Esse evento é realizado na Comunidade de São Paulo desde o ano de 1976. No inicio, só os integrantes da comunidade local participavam, encenando algumas cenas do nascimento, paixão e crucificação de Cristo, com um público de aproximadamente quinhentas pessoas. O evento era realizado num palco de madeira improvisado ao lado da igreja.

A iniciativa partiu de Francisco Bazone, Geraldo Bazone, João Sabaini, Everaldo Alvarenga, Odeia Bazone, Laurides Zanoteli e outros, que assistiram a peça em São Roque e começaram a apresentar a encenação da Vida de Cristo no município. Como o evento foi ganhando força, eles retornaram em São Roque, em 1995, para adquirir mais informações.

Atualmente, o teatro conta com local apropriado para apresentação das quarenta e seis cenas com duração aproximada de três horas de espetáculo.

Participam da encenação uma média de 300 pessoas, que abandonam as lavouras e seus afazeres para atuarem como atores.

http://paixaodecristoriobananal.com.br/

   

FOLIA DE REIS

A Folia de Reis foi trazida das regiões e dos estados vizinhos à medida que o município era colonizado. Depois foi esquecia por um período e resgatada em 1993. É uma festa comemorativa ao nascimento de Jesus e a Adoração dos Reis Magos ao Menino Deus.

O grupo percorre a cidade e a zona rural tocando e cantando em versos, nas casas, igrejas, praças, escolas e onde são convidados, com a devida licença do padre e do delegado. 

As apresentações começam em dezembro e terminam no dia 6 de janeiro, mas às vezes ultrapassam a data para atender solicitações de escolas e de outros.

São 23 participantes efetivos, sendo senhoras, crianças, adolescentes e homens, onde uma família representa a família de Nazaré.

Os instrumentos musicais são: acordeom, violão, tarol, flauta, chocalho, triangulo, casaca, viola, bumbo, cavaquinho e pandeiro. Os cantos são versos rimados que fala do nascimento do menino Jesus e dos três reis Magos do oriente: Baltazar, Gaspar e Melquior.

O chefe entoa os versos e os demais respondem. Ao todo são mais de 100 versos, um para cada ocasião. Depois que cantam, recebem prendas e agradecem cantando.

Veja um exemplo:

Meu senhor dono da casa
Pra chegar a seu terreiro
Pra cantar em sua casa
Licença eu peço primeiro.