19/05/2025 18h00 - Atualizado em 19/05/2025 18h06

Prefeitura de Rio Bananal realiza mobilização pelo Maio Laranja com alunos da Escola Novo Saber

Nesta segunda-feira, 19 de maio, o centro de Rio Bananal foi palco de uma importante mobilização promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Tutelar. A ação, que envolveu alunos da Escola Novo Saber, teve como foco reforçar a conscientização da sociedade sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, dentro da campanha nacional Maio Laranja.

Durante a mobilização, os estudantes participaram de caminhadas com cartazes e faixas, levando mensagens de proteção e alerta para a comunidade. A iniciativa teve como objetivo principal estimular o diálogo, informar e sensibilizar a população sobre a importância de denunciar qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes.

A campanha Maio Laranja foi instituída oficialmente em todo o Brasil com base no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. A data faz referência ao caso da menina Araceli, que foi brutalmente assassinada em 1973, em Vitória (ES), e até hoje simboliza a urgência do enfrentamento à violência infantojuvenil.

Segundo a secretária de Assistência Social, Jussara Faé, a informação e a participação da comunidade são fundamentais nessa luta.

“Nosso maior objetivo é proteger as crianças e adolescentes do nosso município. Precisamos falar sobre o tema, orientar e mostrar que é possível romper o silêncio. A mobilização de hoje foi uma demonstração do compromisso de Rio Bananal com a infância segura e protegida”, destacou.

Além de promover a conscientização, a campanha também reforça a importância da denúncia. Casos suspeitos ou confirmados de violência sexual contra crianças e adolescentes podem ser comunicados de forma anônima por meio do Disque 100, canal nacional de denúncias do Governo Federal, ou diretamente ao Conselho Tutelar de Rio Bananal.

Denuncie!
Disque 100 – Atendimento anônimo, gratuito e 24 horas por dia