Localização

Rio Bananal está localizado na Microrregião do Rio Doce, região norte do Espírito Santo. Possui limites geográficos com outros quatro municípios: ao sul e leste: Linhares; oeste: Governador Lindemberg; norte: Sooretama e Vila Valério.

Conta com uma área de 645,4 km², correspondente a 0,98% do território estadual, e está subdividida em dois bairros, dois distritos e 46 comunidades rurais: Bairros Santo Antônio e São Sebastião (Sede), Distritos São Jorge e São Francisco.

População estimada pelo (IBGE 2019) : 19.141 habitantes

Gentílico: Ribanense 

Formação étnica: Por ter sido colonizada por descendentes de italianos a maioria da população é branca (72%), seguida de pardos (23%) e negros (5%). 

Densidade Demográfica: 73,37% da população residem na zona rural e 26,63% na zona urbana. 

Base Econômica: A principal atividade econômica do município é a produção cafeeira, com destaque para o tipo conilon. Outras culturas também se desenvolvem como o coco, maracujá, mamão, pimenta do reino, milho, feijão, mandioca e banana. A pecuária ganha espaço na região, com produção de gado leiteiro e de corte. Na área industrial o movimento econômico está nas fábricas de cachaça, esquadrias de madeiras, produção de farinha de mandioca, móveis e sorvetes.

Altitude: 95m

Bioma: Mata Atlântica

Temperatura média anual: 24,2 ºC

Distância de Vitória: 175 km (BR 101 Norte)