A Vigilância Ambiental por meio do monitoramento das armadilhas de oviposição (ovitrampas) apresenta o mapa de situação do municipio de Rio Bananal quanto à atividade de mosquitos do gênero Aedes do período 09/12 à 16/12.
Durante a análise dos resultados das ovitrampas, os índices apresentaram queda. O Índice de Densidade de Ovitrampas (IDO) reduziu para 51, enquanto o Índice de Positividade (IPO) chegou a 76%. Esses números indicam que, durante a semana analisada, quase todo o território registrou a presença de mosquitos adultos em atividade, apesar da redução no número de ovos depositados nas armadilhas.
Em contrapartida a Vigilância Epidemiológica não registrou ainda aumento significativo no numero de casos confirmados de dengue, o que sugere que grande parte dos mosquitos em atividade no municipio não estão infectados.
Para manter esse cenário precisamos que a população reforce o uso de repelente, principalmente durante as viagens de fim de ano e férias escolares.
A Secretaria Municipal de Saúde continuará reforçando a sensibilização da população e a vistoria de imóveis por meio dos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Devemos também considerar o período de aumento das chuvas e as altas temperaturas que favorecem o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, propiciando a eclosão dos ovos e evolução até a fase adulta de forma mais acelerada do que em outras épocas do ano.
A participação ativa da comunidade é fundamental para a prevenção de arboviroses.
Além de cuidar regularmente de seus quintais, os moradores podem colaborar com denúncias anônimas de focos do mosquito por meio do portal de OUVIDORIA, disponível no site da prefeitura.