02/06/2021 12h39 - Atualizado em 02/06/2021 17h10

Semana do Meio Ambiente

IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA NOSSA MATA ATLÂNTICA

O município de Rio Bananal é composto 100% pelo bioma Mata Atlântica. Os fragmentos florestais encontrados na região estão situados em meio a produções agrícolas, e/ou à margem das estradas, configurando corredores estreitos de mata margeando os acostamentos.

Pela história da região e pelo histórico de exploração de madeira, os fragmentos florestais são escassos na paisagem e possuem um alto nível de degradação ou estão em processo de regeneração.

 A Mata Atlântica possui grande importância ambiental e também para o desenvolvimento do nosso município. Ela é muito importante para regular o clima da região em que está localizada e arredores. Isso ocorre, pois sua vegetação é um importante reservatório de carbono. A Mata Atlântica também abastece, com as águas de seus rios, diversas áreas agrícolas.

A vegetação da Mata Atlântica também é responsável pela proteção de encostas contra a erosão e deslizamento de terras. Ela também serve de habitat e proteção para milhares de espécies animais e vegetais. Também por isso, é fundamental sua preservação.

Não podemos esquecer das lindas paisagens naturais, que ela nos fornece. O turismo ecológico se beneficia muito destas belezas.

Hoje o grande desafio da humanidade é crescer, evoluir tecnologicamente e ocupar o planeta sem esgotar os recursos disponíveis e a vida animal.

Nas zonas urbanas do município devemos preservar ainda o que nos resta das nossas matas ciliares, vegetação existente nas margens dos rios, pois as mesmas contribuem para a estabilização das margens dos rios, ou seja, evitam sua erosão, contribuem na filtragem de nutrientes, fornecimento de abrigo e alimento para a fauna aquática e terrestre.

Por outro lado, através das ações antrópicas (intervenções realizadas por nós humanos), esse ecossistema tem sido cada vez mais reduzido se limitando a porções fragmentadas de vegetação pondo em risco o desequilíbrio natural e até mesmo o suprimento das gerações futuras.

Por tanto, torna-se necessário a conscientização da população em geral no tocante ao respeito e a preservação das áreas ambientalmente sensíveis e protegidas por lei. Residentes em zona urbana assim como produtores rurais possuem papel fundamental nesse processo.

Nas zonas rurais, é extremamente importante a contribuição dos produtores rurais na utilização de práticas de cultivo e incremento sustentáveis, ou seja, atuando de forma harmônica conciliando a sua produção agrícola com a preservação das florestas e seus ambientes naturais. Assim estaremos de forma conjunta, assegurando o bem estar da população atual e das futuras gerações.