21/12/2018 09h39

Salva-vidas garantem mais segurança a banhistas na lagoa Jesuína de Rio Bananal

Com a chegada do verão, aumenta o número de banhistas na lagoa Jesuína. Para garantir a segurança dos frequentadores da lagoa, a Prefeitura de Rio Bananal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer contratou salva-vidas. A equipe já começou a trabalhar.

A Jesuína está localizada na rodovia Roberto Calmon, Km 27, há 18 km do centro da cidade, e é um dos pontos turísticos mais visitados em Rio Bananal e recebe este nome devido à influência dos Jesuítas na região. A Ilha do Imperador se encontra nas proximidades da Lagoa Jesuína e é possível visitá-la utilizando embarcações, jet-ski ou caiaque.

Dicas para evitar transtornos nas praias:

- Evitar nadar sozinho;

- Não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água. A ingestão de bebidas alcoólicas leva à perda da noção de perigo e desrespeito às normas de segurança. É a principal causa de afogamento de adultos.

- Não imergir em água após lanches e refeições;

- Não se afastar da margem;

- Não tentar salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado. Prefira lançar objetos flutuantes (bolas, boias, isopores, madeiras, pranchas e outros) ou então corda para salvar pessoas;

- Não deixar crianças sozinhas sem a presença de um adulto responsável;

- Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele;

- Olhar a sinalização do local, pois a mesma indicará se ele é próprio para banho ou não;

- Evitar brincadeiras de mau gosto, como os conhecidos "caldos";

- Somente conduza embarcações se for habilitado e permaneça longe dos banhistas;

- Instrua a criança do perigo existente ao entrar em águas mais profundas ou ficar só;

- Em caso de problemas, acionar imediatamente a equipe de salva-vidas, para que o mesmo oriente e auxilie a vítima.