16/08/2018 08h20

Sábado, 18 de agosto é o dia D de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo

Neste sábado (18/08), acontece o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. Em Rio Bananal, as vacinas serão somente na unidade sede, que fica ao lado do hospital, das 8h às 16h.

A campanha é voltada às crianças de 1 ano até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), conforme o protocolo do Ministério da Saúde.

“O Dia D, é uma oportunidade de vacinar as crianças cujos pais e responsáveis não podem ir às unidades durante a semana”, disse a técnica municipal em imunização Risieli Guerra Ramos Ambrozio.   

A campanha, que começou em 6 de agosto, vai até o dia 31 em todo o país. Em Rio Bananal, além da programação especial para o Dia D, neste sábado, as vacinas estão disponíveis de segunda à sexta-feira, nas unidades de saúde do município. É preciso apresentar um documento de identificação e é recomendável levar a carteira de vacinação.  

Poliomielite e Sarampo

No que se refere à poliomielite, esta é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e ausência de reflexos no segmento atingido.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.