05/07/2022 13h58 - Atualizado em 05/07/2022 21h42

REUNIÃO SOBRE O CENSO ESCOLAR

No dia 29 de Junho de 2022, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Rio Bananal, por meio da Coordenadora Municipal do Censo Escolar, Maraliza Prati Anholeti Campi, realizou uma reunião para secretários e diretores escolares, responsáveis pela realização do Censo Escolar nas escolas municipais, visando à capacitação dos mesmos para a realização da primeira etapa do Censo Escolar 2022, chamada de Matrícula Inicial.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. Os dados coletados são utilizados para mediar às políticas públicas brasileiras. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Os dados coletados no Censo Escolar são utilizados para calcular as taxas de rendimento escolar, utilizadas no calculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador da qualidade educacional brasileira.
Além disso, os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal, como: Recursos do FUNDEB, Recursos do PDDE Básico e Ações Agregadas, Recursos do PNATE e PNAE.
A Coordenadora responsável pelo Censo Escolar do Município trabalha com o intuito de uma Educação Transformadora e de Qualidade.
Tópicos: