06/05/2019 10h34

Prefeitura promove treinamento da CIPA para todos servidores

A Prefeitura de Rio Bananal, por meio da Secretaria Municipal de Administração, promove nesta quarta-feira (08/05), um treinamento sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), para todos os funcionários públicos.

O treinamento será realizado em dois locais: das 8h às 10h, no Centro de Desenvolvimento Rural, e das 13h às 15h na EMEIEF Tiradentes, para atender os servidores do distrito de São Jorge e região.

“Precisamos da participação de todos nesse treinamento. Os cipeiros são o nosso apoio para que tenhamos um ambiente de trabalho mais seguro, pois com a CIPA, buscamos preservar a integridade física e mental do trabalhador”, disse Nilton Santos Cogo, técnico de segurança do trabalho.

O que é a CIPA?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que todos os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de doenças e acidentes decorrentes do ambiente de trabalho. Composta por membros que representam os trabalhadores e outros que representam o empregador, a formação da comissão tem o intuito de preservar a vida e a saúde do colaborador, observando todos os requisitos de segurança que garantem a integridade física. A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Algumas atribuições:

– Ajudar nas investigações de acidentes de trabalho e trajeto. Discutir as soluções dos referidos acidentes com os setores pertinentes.

– Sugerir ações para neutralizar possíveis fontes geradoras de riscos. Tanto os de acidentes e como os de doenças ocupacionais.

– Ajudar a empresa na divulgação e cumprimento das normas de Segurança do Trabalho.

– Estimular o interesse dos funcionários pela prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

– Realizar inspeções de segurança na empresa. Encontrar soluções para os problemas encontrados juntamente com os setores responsáveis.

– Sempre que necessário solicitar junto ao empregador a paralização de máquinas e equipamentos que gerem riscos aos funcionários.