18/03/2020 13h32 - Atualizado em 18/03/2020 13h57

Prefeitura Municipal de Rio Bananal e Secretaria de Saúde realizaram na manhã desta segunda-feira (16) uma reunião para tratar sobre a COVID-19

Autor: Geiferson Cazzotti

A prefeitura municipal de Rio Bananal através da secretaria de saúde se reuniram na manhã desta segunda-feira (16), com os coordenadores das unidades de saúde e direção do hospital Alfredo Pinto Santana para definir o fluxo de enfrentamento ao novo coronavírus.

Até o presente momento não temos nenhum caso confirmado no município, mas a secretaria de saúde já está tomando medidas para prevenção e assistência a população Ribanense.

- As unidade de saúde estão preparadas e organizando o fluxo de atendimento, priorizando sempre os casos que apresentam os sintomas como: Febre, tosse, falta de ar e sintomas gripais.

- Esta sendo definido o fluxo de atendimento no pronto socorro do hospital de Rio Bananal, onde os pacientes com sintomas gripais, ficaram em uma área separada dos demais pacientes, e terão atendimento prioritário, medida esta de prevenção ao contágio com demais pacientes.

- O setor de vigilância epidemiológica terá seu fluxo de coleta definido para os casos suspeitos, assim funcionando 24 horas no município.

A secretaria de saúde de Rio Bananal por sua vez, informa á população que em casos de sintomas de gripe, o paciente deve procurar a sua unidade básica de saúde das 7h ás 16h para atendimento, e procurar o hospital municipal somente em casos de sintomas persistente de gripe e falta de ar.

Conforme preconiza o ministério da saúde, pessoas que chegaram de viagens de lugares com transmissão local, a orientação é que, essas pessoas fiquem em alerta ao aparecimento de sintomas respiratórios, e se possível permanecerem em suas residências em isolamento por 7 dias, assim, evitando circulação. Caso essa pessoa apresenta alguns dos sintomas, a orientação é procurar a sua unidade de saúde.

A prefeitura informa que a secretaria de saúde vem adotando todos os cuidados de segurança, treinando o pessoal de saúde, pois o momento é de monitoramento, controle e disseminação de informações corretas á população para não causar pânico, por isso, solicitamos que não compartilhem informações inverídicas, que concretizam fake News.

As informações de saúde, serão sempre transmitidas nos canais oficiais da prefeitura de Rio Bananal.

Tópicos:
Coronavírus, covid19