A Junta de Serviço Militar (JSM) de Rio Bananal informa a todos os jovens do sexo masculino, que completam 18 anos até o final de 2019, que o prazo para o alistamento militar está se encerrando.
O alistamento poderá ser feito até o dia 30 de junho através do site: www.alistamento.eb.mil.br ou na Junta de Serviço Militar, Ed. Vergílio Grassi (prédio da AMA), em frente do Hospital Municipal, no bairro São Sebastião, de segunda à sexta-feira, com atendimento ao público das 7h às 12h.
01) O que é o Alistamento Militar?
O Alistamento Militar é um ato obrigatório a todo jovem brasileiro do sexo masculino. A inscrição deve ser realizada no período de 1º de janeiro a 30 de junho do ano em que o cidadão completa dezoito anos, via internet no endereço: www.alistamento.eb.mil.br ou na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência.
02) O que fazer se eu perder o prazo do alistamento?
O cidadão deve comparecer a Junta de Serviço Militar, pagar a multa prevista na legislação vigente e realizar o seu Alistamento Militar.
03) O que acontece se eu não me Alistar?
O jovem que não se Alistar estará em débito com o Serviço Militar e ficará impedido de acessar determinados serviços, como:
- Obter carteira profissional;
- Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
- Obter o Título de Eleitor;
- Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
- Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, dentre outros impedimentos.
04) Quais documentos são necessários para o Alistamento Militar?
O cidadão deve levar seus documentos originais, que são: CPF, Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento/Casamento e Comprovante de Residência.
05) Moro em Rio Bananal, depois de Alistado vou ser chamado para servir as Forças Armadas?
Os Alistados em Rio Bananal, até a presente data, não são convocados para o Serviço junto as Forças Armadas.
Após a dispensa do Serviço Militar o cidadão participará do Juramento à Bandeira, que é um ato de Cidadania e Compromisso à Bandeira Nacional, no qual receberá o Certificado de Dispensa de Incorporação.
06) Perdi meu Alistamento ou o Certificado, o que fazer?
Primeiramente, o cidadão deve procurar a Delegacia de Polícia Civil e fazer o Boletim Unificado, depois deve comparecer à Junta de Serviço Militar com o BU e seus documentos pessoais para solicitar uma 2ª via. Lembrando que todos os documentos não retirados no prazo de 90 dias a partir da data prevista para a entrega, serão incinerados, conforme o Artigo 33, Inciso V da NT-03-DSM.
07) Quanto devo pagar?
Os valores das Taxas e Multas são atualizados a cada três meses. As guias para o pagamento devem ser solicitadas na Junta de Serviço Militar e os valores pagos vão para o Fundo Militar.