05/04/2018 16h31 - Atualizado em 05/04/2018 17h12

Ponte do Rio Pequeno terá tráfego em Pare e Siga nesta sexta (06/04)

Nesta sexta-feira (06/04) a ponte do Rio Pequeno, que liga Linhares a Rio Bananal, localizada no quilômetro 108 da Rodovia ES 248, vai funcionar em sistema de Pare e Siga das 9h ás 13 horas. A informação foi confirmada pela Fundação Renova na manhã de hoje (5). A medida é necessária para a abertura do canal comunicante do Rio Pequeno para o Rio Doce, que tem como objetivo escoar a água da chuva acumulada na lagoa Juparanã. Para garantir a segurança dos usuários do trecho, agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal irão orientar os pedestres, ciclistas, motoristas e cidadãos que utilizam a ponte diariamente. O bloqueio em pare e siga da ponte acontece após autorização do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES).

O DER-ES, responsável pela ponte, enumerou uma série de procedimentos que deveriam ser cumpridos pela Renova para que o trabalho fosse realizado e a vazão da água não prejudicasse a estrutura da ponte. A Fundação já cumpriu todos os quesitos de proteção. A abertura do canal será de forma controlada, reduzida e cadenciada, sob o monitoramento e inspeção sistemática dos técnicos da Fundação Renova.

Como medida de segurança, a Fundação Renova vai manter todas as 41 famílias que moram à jusante da barragem fora de suas casas, no período entre 7h e 17h. A Fundação Renova está executando um plano de ação emergencial e a retirada dos moradores do local é uma medida preventiva que tem como objetivo garantir a segurança de todas as famílias envolvidas na ação. No período entre 7h e 17h, as pessoas serão abrigadas em locais definidos conjuntamente com as mesmas, a Defesa Civil e a Fundação Renova.

A abertura do canal é necessária para que a água da chuva que se acumulou ao longo do tempo e elevou os níveis da Juparanã e do Rio Pequeno, consiga escoar e diminua o alagamento que a subida das águas provocaram. O canal será construído entre o Rio Pequeno e o Rio Doce.

Entenda a obra

Para realizar a abertura do canal comunicante entre o rio Pequeno e o rio Doce, estão envolvidos cerca de 30 profissionais da Fundação Renova, divididos em equipes de execução, engenharia e topografia, tendo o projeto de engenharia e a execução da obra cumprido todas as etapas técnicas necessárias junto aos órgãos competentes, dentro dos requisitos de segurança, meio ambiente e direitos humanos.

O canal terá 80 metros de comprimento e 8 metros de largura. A abertura e controle de fluxo serão feitos pela ensecadeira (uma contenção provisória), alimentando o canal com fluxo de água constante. Com a abertura gradativa do canal, o fluxo normal da água será do rio Pequeno para o rio Doce. Caso haja uma cheia no rio Doce, o canal será fechado impedindo que as suas águas atinjam o rio Pequeno. Visando monitoramento das cotas, a Fundação Renova manterá as medições diárias de nível (rio Pequeno, rio Doce e borda da ensecadeira).

Após a conclusão da etapa inicial de abertura do fluxo, será realizada uma vistoria nas residências e na área da ponte pela margem direita.

Decisão da Justiça

O barramento do Rio Pequeno, em Linhares, foi construído para evitar o contato do rio Doce com a lagoa Juparanã durante a passagem da lama, em cumprimento a uma decisão judicial. Entretanto, este barramento interrompeu o canal de vazão da lagoa Juparanã, e as chuvas deste ano causaram um aumento no seu nível e alagamento do seu entorno. A abertura do canal visa, justamente, reduzir os impactos desse alagamento.