23/03/2021 08h19

Plano Operacional Estratégico de Vacinação Contra a COVID-19 - Rio Bananal/ES

O Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, prevê a distribuição das vacinas para todos os estados do país.
O Ministério da Saúde determinou que a vacinação contra a Covid-19 acontecerá inicialmente em 4 fases, obedecendo critérios logísticos de recebimento e distribuição das doses.

A primeira fase prioriza os trabalhadores da saúde, população idosa a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena;
A segunda fase incluirá todas as pessoas com idade entre 60 a 74 anos;
A terceira fase prevê a vacinação de pessoas com morbidades e que apresentam maior chance de agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares);
A quarta fase abrangerá professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população carcerária.

As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde, de acordo com a demanda dos respectivos grupos abrangidos pelo Programa, cada dose tem seu exato destino e aplicação. No momento o município se encontra na primeira fase, sendo vacinados trabalhadores da saúde do setor público e privado, idosos com idade acima de 90 anos, de 85 à 89 e entre 80 à 84. Adiante será expandido para outros grupos desta mesma fase, sempre seguindo as determinações do Ministério da Saúde. As doses são aplicadas de acordo com o PNI, obedecendo critérios logísticos e que seguem rigorosamente cada grupo e quantidades de vacinas liberadas, não podendo trocar sua prioridade e nem fazer doses de um grupo em outro, mesmo que estejam liberados para receberem sua dose.

Para acessar o Plano Operacional Estratégico de Vacinação Contra a COVID-19 - Rio Bananal/ES,  clique aqui.