19/09/2019 08h18

O serviço autônomo de água e esgoto de Rio Bananal está realizando todas as medidas possíveis para garantir o fornecimento de água

Autor: Geiferson Cazzotti

A prefeitura municipal de Rio Bananal, através do SAAE (Serviço Autônomo de água e esgoto) pede a população que economize água. Tendo em vista que estamos passando por uma outra crise hídrica no município. Vale ressaltar que pensando neste problema hídrico, foi realizado na sede do município uma obra de terraplanagem onde foi retirado centenas de caminhões de terra do reservatório, assim aumentando a capacidade de acumulo de água do mesmo.

Uma reunião foi realizada em Rio Bananal, com representantes do bairro São Sebastião, bairro Santo Antônio, Timirim, Panorama, e autoridades do Poder Legislativo, executivo e incaper onde ficou definido que a prefeitura retomará o andamento do projeto de licitação para captação de água da lagoa Jesuína para atende os moradores do município. Projeto este que não deu andamento na época devido as condições climáticas normalizaram naquele período.

Segundo o diretor do SAAE uma barragem de urgência será construída no distrito de São Jorge Tiradentes, e será realizado também a limpeza de uma barragem já construída no Córrego São João.

IRRIGAÇÃO

Em relação a irrigação do café no interior do município, o SAAE entende que o produtor rural precisa da água para irrigar a plantação, sabe que o mesmo investiu e tem dividas para pagar, mas pede que aos produtores que economizem água, que os mesmos façam a irrigação consciente das lavouras, para podermos dividir a água para a população ser abastecida na sede do município e as lavouras de café no interior.

RACIONAMENTO DE ÁGUA

O SAAE por sua vez informa que ainda não adotou o sistema de racionamento de água, com rodizio entre bairros no município de Rio Bananal, mas pede a população que evite desperdícios.

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

*Feche a torneira enquanto você ensaboa as mãos;
*Para escovar os dentes, use um copo;
*Reduza o tempo de banho;
*Varra a calçada em vez de lavá-la;
*Repare as torneiras com vazamentos;
*Para lavar frutas e verduras, não precisa usar litros de água corrente: limpe-as as em uma bacia com um pouquinho de bicarbonato de sódio e uma outra para enxaguar;
*Use a máquina de lavar roupa e louça apenas quando tiver carga suficiente para completá-las;
*Se você tiver um jardim, regue as plantas no início da manhã ou à noite;
*Lavar o carro em um lava-jato é melhor do que lavar em casa;
*Reutilize água;
*Recolha a água da chuva para regar as plantas na parte da manhã;
*Reaproveite a água do cozimento dos alimentos;