29/04/2024 16h16

NOTA OFICIAL - 4° CASO CONFIRMADO DO OROPOUCHE

A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental, informa que Rio Bananal possui 04 casos confirmados de Febre do Oropouche.

Sendo assim reforçamos as medidas de prevenção e controle, como manejo mecânico do ambiente e medidas de proteção individual.

✅ No manejo mecânico é necessário manter árvores e arbustos podados, de forma a aumentar a insolação no solo, retirar o excesso de matéria orgânica (folhas, frutos e etc), manter terrenos baldios livre de matos; dependendo da situação, o plantio de grama pode ajudar a manter a população de maruins sob controle, manter os abrigos de animais (aves, suínos, bovinos e outros) sempre limpos.

✅ Com relação às medidas de proteção individual, o uso de repelentes e roupas compridas pode ajudar a diminuir as picadas. Já o uso de telas em portas e janelas como barreiras físicas, recomendados para em alguns casos, não surtem muito efeito devido a necessidade dessas terem uma gramatura muito pequena; tal fato acaba por reduzir a circulação de ar dentro dos imóveis.

🚨 Ao apresentar sintomas como febre, cefaleia e mialgia procurar atendimento médico logo no início dos sintomas, pois, o exame só pode ser realizado entre o primeiro e quinto dia de sintomas. Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico.

A disposição para maiores esclarecimentos!

Prefeitura Municipal de Rio Bananal

Vigilância Epidemiológica