09/08/2022 14h33 - Atualizado em 09/08/2022 17h34

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Rio Bananal, através da secretaria de saúde, informa que estão em falta alguns medicamentos na Farmácia Municipal, esclarecemos também que não se trata de falta de planejamento ou gestão. A ausência de parte dos insumos se deve ao atual cenário mundial que estamos enfrentando, onde grande parte destes é proveniente de países como a China, Índia entre outros.

A falta de medicamentos não é exclusiva do município de Rio Bananal, e sim em várias regiões do país, em que inclusive faltam insumos nas farmácias privadas e em diversas empresas e distribuidoras que fornecem medicamentos a prefeituras.

A Secretaria de Saúde vem trabalhando arduamente para a aquisição dos medicamentos em falta, através de licitações, para que os insumos sejam repostos o mais breve possível, Na presente data estamos com seis Notas de Empenho – Autorização de fornecimento/execução Saúde em aguardo da chegada dos medicamentos.

Segue a nota oficial :

Como é de conhecimento, a Nota Técnica Nº 01/2022 da Câmara Técnica da Assistência Farmacêutica/COSEMS, em maço/2022, já se referia ao desabastecimento de medicamentos, e, agora a Nota técnica do COLEGIADO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESPÍRITO SANTO - COSEMS/ES de 02/07/2022 também trata do mesmo assunto. A nota técnica mais recente encontra-se em anexo a este, a quem interessar.

Dessa maneira, por maiores que tenham sido os esforços da equipe gestora municipal do município de Rio Bananal, em todos os trâmites que são de sua competência, fica-se a mercê da disponibilidade de medicamentos nas distribuidoras para que as mesmas entreguem.

Na presente data estamos com seis Notas de Empenho – Autorização de fornecimento/execução Saúde em aguardo da chegada dos medicamentos. As solicitações, acompanhamentos e cobranças têm sido realizadas constantemente por parte da equipe municipal frente às empresas responsáveis pelo fornecimento. Vale Ressaltar também que recebemos algumas notificações durante as últimas semanas sobre o resultado das compras realizadas via SERP (Sistema Estadual de Registro de Preços), onde alguns itens tiveram situação deserta no processo licitatório, o que faz aumentar ainda mais o tempo de espera para normalização dos estoques.

Nota Técnica do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo - COSEMS/ES

Ofício Circular de Desabastecimento de Medicamentos

Tópicos: