06/12/2018 16h35 - Atualizado em 06/12/2018 16h41

Município realiza Primeira Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Rio Bananal

Nesta quinta-feira, 06/12, no auditório do Centro de Desenvolvimento Rural, aconteceu a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, uma realização da Prefeitura de Rio Bananal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

No primeiro momento foi realizada uma linda apresentação cultural com os idosos do Serviço de Convivência de Rio Bananal, e logo depois da cerimônia de abertura do evento foi abordado o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, com as palestrantes: Augusta Isabel Scárdua – Presidente do CEDDIPI (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa) e representante da Secretaria de Estado da Educação; e Marta Nunes do Nascimento – Secretária Geral do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa/ representante da Sociedade Civil/ representante da Associação dos Idosos do município de Cariacica.

Já no segundo momento com a divisão dos grupos foram discutidos os seguintes eixos:

Eixo I: Direitos Fundamentais na construção / efetivação das políticas públicas (Facilitadoras: Marina Gusmão e Shirley Perini).

Eixo II: Educação – assegurando direitos e emancipação humana (Facilitadoras: Marciana Vaneli e Maraliza Prati).

Eixo III: Enfrentamento da Violação de Direitos da Pessoa Idosa (Facilitador: Rander Benedito Prates).

Eixo IV: Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas. (Facilitadoras: Jaqueline Fornaciari e Jussara Faé).

Além da leitura e aprovação do regimento interno, a programação também contou com apresentação e votação das propostas por eixo temático e escolha dos/as delegados/as para a Conferência Estadual.