20/11/2019 08h34

Justificativa da falta das vacinas Pentavalente e DTP

Autor: Geiferson Cazzotti

 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, conforme recebido Ofícios Circulares do Ministério da Saúde nos meses de junho, julho, agosto, setembro e outubro acerca da situação da distribuição de imunobiológicos (vacinas) aos estados e municípios, as vacinas pentavalente e DTP que estão em falta em todo o Brasil.

Todos os imunobiológicos antes de chegarem aos estados e municípios para consumo passam por vários processos burocráticos e por órgãos de controle de qualidade – Instituto Nacional de Controle e Qualidade- INCQS e ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Sendo assim, estas vacinas estão com pendências nestes órgãos.

A vacina Pentavalente (previne Difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b) é preconizada pelo Programa Nacional de Imunização para crianças com 02, 04 e 06 meses de idade. E a vacina DTP (previne Difteria, Tétano e Coqueluche) é preconizada para as crianças na ide de 15 meses e 04 anos.

No mês de outubro, o município de Rio Bananal recebeu um total de 90 doses da vacina Pentavalente, porém, este quantitativo não foi suficiente para suprir a demanda reprimida de crianças que estão em falta desta vacina. A Vacina DTP não tem previsão de chegada, estamos aguardando novo informe com parecer do Ministério da Saúde.

Esclarecemos que os imunobiológicos são insumos de competência Federal, pois, é o Programa Nacional de Imunizações que nos envia estes através do Programa Estadual.