12/03/2020 13h49

IBGE abre 20 vagas temporárias em Rio Bananal para o Censo 2020

O Censo Demográfico 2020 entrará de casa em casa para compor um novo retrato da realidade do Brasil. Para executar esta tarefa, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contratar temporariamente 208.695 pessoas. Os editais foram publicados no DOU (Diário Oficial da União) na manhã da quinta-feira (5). Do total de vagas disponíveis no Brasil, 5.462 são para a função de agente censitário municipal, 22.676 para agente censitário supervisor e 180.557 para recenseador.

Em Rio Bananal, estão abertas as inscrições para 01 vaga para agente censitário municipal e  02 vagas para agente censitário supervisor, exigindo ensino médio completo, e 17 vagas para recenseadores, exigindo nível de ensino fundamental.

As inscrições devem ser feitas pelo site da Cebraspe (https://www.cebraspe.org.br/concursos/ ) até o dia 24 de março, mediante o pagamento da taxa de R$ 35,80 para os agentes e de R$ 23,61 para recenseador.  Os valores podem ser pagos em qualquer banco, casa lotérica ou pela internet.

O agente censitário supervisor receberá R$ 1.700,00 por mês, cumprindo funções técnicas, administrativas e operacionais. Serão 40 horas semanais, sendo 8 horas por dia.  Já o recenseador ganhará por produtividade, a depender da área de coleta de dados e da quantidade de estabelecimentos recenseados (o IBGE disponibilizou um simulador para calcular o valor que o trabalhador pode receber. Clique aqui para simular). A jornada de trabalho mínima será de 25 horas semanais.