20/04/2022 08h04 - Atualizado em 06/06/2022 12h13

FILHOTE DE CAPIVARA RESGATADO ESTÁ EM REABILITAÇÃO NO IEMA

Um filhote de capivara resgatado sozinho em uma estrada no interior do Estado está sob os cuidados do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A capivarinha, que é uma fêmea, tem cerca de uma semana de vida e ficará em reabilitação até crescer e ter condições de voltar para a natureza.

“Fizemos a avaliação e ela está saudável, mamando e comendo capim aos poucos. Porém, está um pouco ‘imprintada’, que é basicamente quando um animal reconhece um ser humano como algo bom ou do mesmo grupo social. Ele não tem medo, não foge, vem ao encontro. O que é ruim para um animal silvestre, porque ele deve ter medo de humanos, para o próprio bem”, explica Thassiane Targino, médica-veterinária do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), instituição que operacionaliza o Cetras do Iema.

Se o animal não tiver condições de voltar para a natureza, será encaminhado para instituições parceiras, como zoológicos e mantenedouros. Enquanto isso, a capivarinha segue no Cetras, recebendo todos os cuidados para crescer saudável e espalhando fofura.

“Caso encontre um animal silvestre perdido ou machucado, o ideal é entrar em contato com órgãos ambientais para fazer o recolhimento. Em caso de dúvidas, pode entrar em contato com a Coordenação de Fauna do Iema pelo telefone (27) 3636-2574”, explica a servidora do Iema, Maria Beatriz Resende.

Tópicos:
Meio Ambiente