17/05/2019 16h11

CREAS comemora 02 anos de serviços prestados às famílias de Rio Bananal

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Araceli Cabrera Sanchez Crespo comemora hoje, dia 17 de maio, os seus 2 (dois) anos desde a implantação no município de Rio Bananal. Uma confraternização entre os usuários e parceiros da instituição foi realizada para comemorar essa data especial.

Nesses 02 anos de funcionamento do Creas, Rio Bananal teve em média 100 casos contabilizados pela equipe, estando atualmente com 47 casos (famílias ou indivíduos) em acompanhamento. As violações mais frequentes no município são em crianças e adolescentes (violência intrafamiliar, abuso sexual e negligencia) e Idosos (negligencia e abandono).

Michele da S. Reis Miliorini - Psicóloga - Técnica de Referência do PAIF e MSE (Medidas Sócio Educativas) explica que é importante que os cidadãos mudem a postura diante da violência. “Esses registros são os que chegam para nossa equipe, por isso é importante à sociedade cada vez mais ser informada e denunciar qualquer tipo de violência. Nossa omissão em denunciar aumenta significativamente o número de pessoas violentadas. Temos vários canais de denúncia, um deles é o Disque 100. Quando essas denúncias são registradas, os órgãos competentes são acionados e a pessoa que sofre a violação pode ser atendida por profissionais especializados. O CREAS está sempre de portas abertas pra acolher e orientar a quem precisa”, destaca.

Também estão sendo assistidos pelo Creas 08 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto (prestação de serviço comunitário e liberdade assistida), acompanhados através do PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família).

Celebrar esses dois anos de funcionamento do Creas é fortalecer a política pública de assistência social no município de Rio Bananal, além de garantir direitos e criar estratégias de superação dessas situações vivenciadas por famílias e indivíduos.