19/02/2021 16h32 - Atualizado em 19/02/2021 17h05

Cidade Consciente - Coleta Seletiva

A Prefeitura de Municipal de Rio Bananal, em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – ASCARB vem executando diariamente a coleta de lixo reciclável em diferentes pontos da cidade especificamente nas áreas comerciais. Proporcionalmente outras áreas serão abrangidas nesse sistema afim de se alcançar e ofertar a oportunidade de contribuição de toda a população residente no município. Essa ação é fundamental para o meio ambiente, porque, por meio dela, há economia de energia, o lixo ganha destinação adequada e o uso de matéria-prima diminui.

A separação, prensagem e venda dos materiais, são executados pelos associados da ASCARB. Sendo que os recursos financeiros oriundos da comercialização, mais um percentual que é repassado pelo município aos associados, entra como receita e são igualmente rateados/distribuídos entre eles.

A ação que é simples requer dos moradores apenas a separação do lixo orgânico e do lixo reciclável. O que é o lixo orgânico? Toda sobra de alimentos, cascas de legumes e frutas.

E o lixo reciclável? Jornais, revistas, papelão, PET, embalagens de limpeza, latinhas, produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens de leite e outros. Além de separar, essas embalagens destinadas a reciclagem devem ser lavadas, pois essa ação simples evita a presença de insetos.

O técnico de Meio Ambiente Leonardo Vasconcelos reitera que a participação da população é fundamental nesta ação que estimula o emprego e a renda, além de promover importante ação ambiental na preservação do meio ambiente.