06/06/2022 20h14

CERIMÔNIA DE COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Na última sexta (03/06) foi realizada no Centro de Desenvolvimento Rural a cerimônia de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente - SEMAMA, onde foi realizada a entrega das premiações das escolas vencedoras do concurso de paródias musicais e a entrega dos Diplomas de Mérito Socioambiental.

Se fizeram presentes as autoridades: Judaci Bolsoni – Presidente da Câmara de Vereadores, Kaleb Viali – Vereador, Clésio Luiz Silva – Secretário da SEMAMA, Poliana Peroni Carminati – Presidente do CBH Barra Seca e Foz do Rio Doce, Claudinéia Lucindo – Representante da SEMEC, além de outros convidados. Onde cada um deles levou para casa uma muda de árvore nativa da mata atlântica para que venha a plantar e conservar essa planta como lembrança desse momento.

O evento trouxe a temática de conservação ambiental mundial para o ano de 2022 Uma Só Terra – Viver de Forma Sustentável, estabelecido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, que neste ano completa 50 anos de luta pela preservação do meio ambiente.

Tivemos a aluna Mirella Sabaíne que entoou o hino de Rio Bananal e após a sua apresentação o secretário Clésio e o presidente da câmara de vereadores Judaci fizeram uso da palavra para exaltar a importância da preservação do meio ambiente e envolvimento das escolas nesse processo.

Seguindo a cerimônia, foi realizada a entrega das premiações das escolas campeãs do concurso de paródias musicais, sendo elas:

- Campeã categoria aluno 1: EMEIEF José Stefenoni

- Campeã categoria aluno 2: EMEIEF Santa Rita

- Campeã categoria aluno 3: EMEF Novo Saber

E logo após a entrega das premiações das escolas foi realizada a entrega dos diplomas de mérito socioambiental. Este diploma foi criado através do decreto n° 1898/2019 e é destinado a homenagear pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado na preservação e defesa do meio ambiente no município de Rio Bananal. Os premiados foram indicados e aprovados pelo conselho municipal de meio ambiente, sendo eles:

Homenageados Pessoa Física:

- Sr. Gercilio Elias Zanardo

- Sr. Felix Delpupo

- Sr. Santo Dionisio Carminati

Homenageados Pessoa Jurídica:

- Escola Família Agrícola de Rio Bananal

- Cooperativa da Agricultura Familiar de Rio Bananal

- Paroquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Cada um dos homenageados pode fazer uso da palavra para conscientizar aos presentes da importância do meio ambiente em suas vidas, contribuindo para a educação ambiental de todos no auditório.

A cerimônia foi encerrada com um momento de confraternização entre os presentes e a SEMAMA agradece a cada um que participou desse evento.