03/10/2022 16h02

CAMINHADA EM DEFESA DA VIDA - SETEMBRO AMARELO

A Prefeitura Municipal de Rio Bananal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizo no dia 30 de setembro de 2022, juntamente com os alunos da escola Novo Saber, caminhada em defesa da vida com a campanha setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio, no centro de Rio Bananal, onde foram distribuíram panfletos para conscientização da importância da discursão do tema.
Setembro amarelo é uma campanha que tem por objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo. Para o setembro amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de dialogo e discussões que abordem o problema.
A tentativa de suicídio é um grito por socorro. Ela é motivada pelo desejo de comunicar sentimentos de desespero e mudar o comportamento de outra pessoa. Toda forma de suicídio deve ser levada a séria, já que uma pessoa que fala de suicídio pode realmente tenta-lo.
É preciso ouvir a pessoa sem julga-la, acreditar no que ela esta dizendo e oferecer ajuda. Converse com ela sobre a probabilidade de procurar ajuda profissional, encaminhando-a para avaliação psiquiátrica e psicológica.
Pedindo ajuda: converse com alguém em que você confie, não hesita em pedir ajuda, você pode precisar de alguém que te acompanhe e te auxilie a entrar em contato com serviços de suporte Unidade Basicas de Saúde.
CVV: 188 (ligação gratuita), Chat e email pelo cvv.org.br
Emergência: SAMU 192, Pronto Socorro/Hospital.

Tópicos: