19/05/2022 14h38 - Atualizado em 20/05/2022 11h13

AÇÃO DE ORIENTAÇÃO

Aconteceu na noite desta quarta-feira (18) uma ação de orientação aos trabalhadores das lavouras de café e população a geral sobre prevenção COVID-19 e a realização de testes rápidos de DSTS (HIV, VDRL, HEPATITE B E HEPATITE C), a ação aconteceu na unidade de saúde de Santa Rita, em Rio Bananal.

Ao todo foi realizado 56 testes de HIV, VDRL, HEPATITE B E HEPATITE C.

Tipos de hepatite

Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.

Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É a principal causa de transplantes de fígado e pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.

Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil.