05/05/2021 19h06 - Atualizado em 05/05/2021 19h07

5 de Maio, dia Mundial de Higienização das Mãos

Embora a higienização das mãos tenha ganhado a atenção das populações em todo o mundo com a pandemia de covid-19, essa atitude básica de higiene já era há muito tempo incentivada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que instituiu 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A medida é considerada uma das mais eficazes para combater a doença.

Segue abaixo um guia para auxiliar na higienização correta das mãos:

1 - Umedeça as mãos na água
O primeiro passo - muito importante durante a limpeza das mãos - é evitar contato com a torneira da pia. Por ser de uso coletivo e contínuo ela pode estar contaminada. Abra com a ajuda de um papel toalha, assim não há contato com os dedos.
2 - Use um sabonete antibacteriano
Além de remover as impurezas da pele, lavar as mãos com sabonete ajuda a eliminar bactérias e diminui as chances de transmissão de doenças e infecções.
3 - Faça espuma nas palmas das mãos
Para higienizar as mãos corretamente, aplique o sabonete na palma de uma das mãos em uma quantidade suficiente para lavar todas as partes, incluindo a interna, externa, dedos, dorso, unhas e pulso.
4 - Estenda a espuma até os punhos
Ao lavar as mãos aproveite para lavar também os punhos porque sem querer podem acabar encostando em superfícies e objetos. Para isso, enlace um pulso de cada vez com as mãos e faça movimentos giratórios.
5 - Esfregue as costas das mãos
Esfregue a palma de uma das mãos contra o dorso da outra e faça movimentos de vai e vem. Nesse momento, você já pode começar a limpeza da parte interna dos dedos. Além dos vãos, esfregue a superfície interna e externa de cada dedo.
6 - Não deixe as unhas de fora
Dentro das unhas se acumulam muitos germes que facilitam a proliferação de fungos, aumentando o risco de infecções. Aproveite então esse momento para limpar as mãos corretamente. Para manter as cutículas limpas, friccione-as no centro da mão esquerda contra a palma da mão direita, fazendo movimento circular, e depois troque as mãos.
7 - Retire a espuma das mãos
Depois de lavar as mãos, para retirar o sabonete delas, use um papel toalha para abrir a torneira. Seque as mãos com papel toalha e descarte no lixo.