22/03/2019 11h54

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promove ação ao Dia Mundial da Água

Hoje, dia 22 de março, comemoramos o Dia Mundial da Água, dia este dedicado a reflexão sobre a importância da água na manutenção da vida de todos os ecossistemas do planeta terra.

Este dia foi criado pela ONU, no ano de 1993, como forma de alertar o mundo a respeito da indisponibilidade hídrica e sobre a má administração deste recurso. Devido a isso, diversos lugares iniciaram uma série de programas, planos e projetos, voltados para melhorar a gestão das águas, e em Rio Bananal isso não é diferente.

Desde 2017, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAMA) vem realizando a substituição das fossas negras por fossas sépticas dotadas de filtro e sumidouro em atividades licenciadas, esta ação tem como objetivo reduzir a emissão de efluente bruto diretamente sobre o solo, reduzindo assim, a possibilidade de contaminação dos lençóis freáticos e consequentemente de nossos recursos hídricos.

Também iniciamos, a partir do ano de 2019, por intermédio de atividade de compensação ambiental com empresas particulares, a Limpeza de todos os rios localizados, no perímetro urbano do Município de Rio Bananal, atividade esta, que objetiva a melhora da qualidade da água, bem como um melhor conforto paisagístico na Sede de Rio Bananal.

A SEMAMA tem trabalhado arduamente, com o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente para lançar ainda em 2019 o edital de seleção para o PROAGUA – Programa de Adequação Ambiental de Propriedades Rurais - com Foco na Produção e Reserva de Água, em parceria com INCAPER, IDAF e outras instituições sociais. O programa tem como objetivo incentivar a recuperação de nascentes, bem como a reserva e produção de água no município de Rio Bananal.

Estas ações demostram que nossa gestão entende a importância da água e está trabalhando de forma significativa para garantir a qualidade deste recurso. Mas podemos fazer mais, e para isso, é necessário contar com o seu apoio, com pequenas ações, como economizar água, substituir os sistemas rústicos de tratamento de esgoto doméstico por sistemas mais modernos, e zelar pelos rios e córregos não jogando lixo em corpos hídricos e não ocupando as APP’s você estará auxiliando para com a qualidade da nossa água.

Então, contamos com seu apoio e esperamos apresentar novos e melhores projetos em 2020.

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, foi realizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e com a Escola Novo Saber "Anexo", o plantio de árvores nativas nas margens do rio Bananal.