25/01/2019 15h23 - Atualizado em 25/01/2019 16h49

Município de Rio Bananal é contemplado com pluviômetro automático

Através de parceria formada junto ao CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, a Prefeitura Municipal de Rio Bananal/ES, recebeu nesta sexta-feira (25) o pluviômetro automático, instalado na Igreja Nossa Senhora da Glória, na comunidade do Panorama que será utilizado para o acompanhamento de chuvas e na análise de cenários de risco de desastres naturais.

Pluviômetro automático é um equipamento moderno e completamente autônomo, que registra qualquer precipitação que ocorrer no local e envia automaticamente os dados para um servidor online, via sinal de celular. Com estes dados, juntamente com os de outros municípios, o CEMADEN pode registrar variações significativas e fazer as previsões mais exatas sobre possíveis desastres naturais, garantindo a comunicação com antecedência à população.

Segundo o Coordenador Municipal de Defesa Civil Breno Mauricio Pontini, a ampliação da rede de monitoramento no município de Rio Bananal/ES, auxilia na previsão de desastres naturais, reduzindo consequentemente os danos socioeconômicos e ambientais, além de incentivar desenvolvimento da pesquisa universitária com o subsídio de dados mais precisos do ambiente local, como para o planejamento de ações no meio rural e urbano.

Os dados gerados pelos pluviômetros automáticos estão disponíveis para a sociedade através do Mapa Interativo, acessível pelo website do Cemaden (http://sjc.salvar.cemaden.gov.br/resources/graficos/interativo/grafico_CEMADEN.php?idpcd=9789&uf=ES). O Mapa Interativo apresenta os ícones de cada equipamento, conforme sua localização, com um rótulo do acumulado pluviométrico das últimas 24 horas. Cada ícone conduz o usuário aos gráficos individuais do equipamento. É possível fazer o download da série histórica de dados dos equipamentos, ou período de interesse, para posterior manipulação dos dados conforme as diferentes necessidades.