09/06/2022 13h56 - Atualizado em 09/06/2022 14h27

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Alunos das Escolas Multisseriadas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais participam de trabalhos relacionados ao Dia Mundial do Meio Ambiente, coordenados pela Pedagoga Alessandra Altoé Ferreira Pícoli e orientados pelas 22 Professoras que atuam nessas Escolas.
Justiça com as próprias mãos!
03 de junho de 2022. As Escolas Multisseriadas determinaram o desenvolvimento de um gesto concreto, relacionado ao Dia Mundial do Meio Ambiente; sendo comuns slogans, tais como: “Ame, cuide, preserve o planeta”. No entanto o fato das “Multi” estarem inseridas no meio rural, onde a vida em essência acontece, requer algo além das palavras, algo mais impactante, então uma Professora sugeriu “plantar uma árvore; li que é fazer justiça com as próprias mãos”. Ideia abraçada!
Assim sendo o envolvimento das Profissionais que atuam nas Escolas Multisseriadas foi fundamental, e o resultado foi além do esperado... Retratou-se gesto concreto em passeio ecológico na comunidade observando a ecologia em seus mínimos detalhes, com surpresas e tudo! Retratou-se plantio de árvores nas proximidades da escola, onde todos deram uma mãozinha; ou mesmo plantio acolhedor em propriedade vizinha. Retratou-se o plantio de uma horta, e olha a criatividade, até horta suspensa, reciclando e cultivando! Retratou-se plantio de árvores frutíferas. Retratou-se conversa da Senhora, moradora da comunidade para exposição do Projeto desenvolvido por ela envolvendo coleta de lixo. Retratou-se alunos e Professoras recolhendo o lixo dos arredores, comparando o antes e o depois. Retratou-se visita no sítio da dona Deusa, aproveitando a ocasião para o plantio de um ipê amarelo. Retratou-se também a entrega a 150 alunos de mudas de ipês, doadas pelo viveiro Florestal Primavera e Colaboradores, estas árvores irão ser plantadas e cuidadas pelas crianças e familiares, colorindo Rio Bananal de norte a sul.
Caro leitor, com tantos retratos há de se deixar registrado que muitos se preocupam com que planeta nossos descendentes encontrarão no futuro; as Multisseriadas ressaltam que a preocupação está em torno de como estamos educando as crianças, para que a vida se mantenha de forma sustentável economicamente e ambientalmente. Para tanto gestos que envolvam a comunidade escolar agregando valores e ações que proporcionem energia transformadora por meio de práticas pedagógicas eficientes devem se tornar cada vez mais comuns em nosso meio. Então não se assuste se o assunto for o meio ambiente, e ouvir que o jeito é fazer justiça com as próprias mãos!
Alessandra Altoé Ferreira Pícoli
Tópicos:
Educação